Processo Criativo
A ideia surgiu no momento mais estranho, como sempre. Estava eu numa lojinha de R$1,99 comprando copos de acrílico pra minha casa em BH e pluft. Era isso. Os copos eram bonitos, coloridos e leves. Mas o que fazer com eles era a grande questão. Comprei de tudo: fios, buzzer, alto-falante, cooler, LEDs (muitos LEDs), baterias...
Depois de muitos desenhos e de muito quebrar a cabeça, cheguei numa solução. Eu pregaria os copos dois a dois, e conforme o usuário (que é, claro, parte essencial do objeto) aproximasse a 'boca' de um copo da 'boca' de outro, algum circuito seria ativado.
Mãos à obra
Foi numa quinta-feira, dessas bem quentes, que eu descobri que podia furar o acrílico. Foi a melhor notícia do dia. Furamos o fundo de quatro copos. Assim, eu poderia esconder a bateria e aquelas tirinhas horrorosas de fita isolante. Aliás, diga-se de passagem, fitas isolantes pode ser traumatizantes. Foi com esse trabalho que tive meu primeiro mau-contato com alguma coisa. Enfim, foi quando tudo estava pronto, que deu tudo errado. Nenhum circuito funcionava mais e os copos já estavam colados uns aos outros. E, dois dias antes da entrega, fiz todo o trabalho de novo. E consegui! Fiz a apresentação e, depois, senti um super alívio. Missão cumprida.
Veja agora como funciona meu objeto interativo:
No copo verde, coloquei um grande pedaço de fio, preso à uma série de ímas. Preso, no fundo, estava um reed-switch. Quando o íma era aproximado do reed, um buzzer e um alto-falante, que estavam no copo vermelho, eram ativados. Próximo à boca do copo verde e do vermelho, foram pregados ímas maiores, que acionariam os circuitos dos copos laranja e preto.
No copo laranja, foi colocado um cooler, que ficava suspenso e, no fundo do copo, joguei várias bolinhas de isopor. Quando o cooler era acionado, as bolinhas iniciavam um movimento frenético. Descobri depois alguns trabalhos de um artista suíço, Zimoun, que funcionavam de maneira semelhante.
Por fim, o interior do copo preto foi coberto por pequenos pedaços de espelhos e, no fundo do copo, coloquei um único LED vermelho. Quando o LED acendia, sua luz era refletida por todo copo, criando um efeito interessante.
Esse foi o objeto final. Destaque pra cola de silicone, ali no fundo. Aprendi mais sobre eletromagnetismo nessas duas semanas do que em todas as aulas de Física do Ensino Médio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário